31 de março de 2014

António Torrado no Centro Escolar

António Torrado, autor de livros para a infância, poesia, ficção, ensaio e teatro, visitou a nossa escola.
António Torrado mostrou-se muito receptivo durante toda a entrevista, contou-nos muitas coisas sobre si, a sua vida, o seu trabalho... 
Gostámos muito da sua presença na nossa escola e a sua visita foi muito cativante. 


25 de março de 2014

B-English! - round 3

A teacher Mónica, mais uma vez, no âmbito do projeto B- English, contou-nos hoje uma história que se chamava "Can`t you sleep little bear?", de Martin Waddell. 
A história contava mais ou menos isto:

It's bedtime, and Little Bear can't get to sleep. He's frightened of the dark, the dark all around, which not even Big Bear's largest lantern can light up. 
Big Bear finds a way to show Little Bear that there is no need to be afraid.


19 de março de 2014

Dia do Pai

O Dia do Pai constitui uma homenagem aos pais de todo o mundo. Celebrado a 19 de Março, o Dia dedicado a São José, pai de Jesus.
A criação deste dia terá acontecido nos Estados Unidos quando Sonora Luise pretendia um dia especial para homenagear o seu pai, William Smart, um vetereno da Guerra Civil que ficou viúvo quando sua esposa deu à luz ao seu sexto filho. E assim surgiu o hábito de oferecer uma prenda a uma das pessoas que mais amamos no mundo...e a tornar este dia, um dia especial.
E este ano, nesta escola,não foi excepção.
Lembrando nesta data o Dia do Pai, as actividades pedagógicas realizadas, ao longo de toda a semana, foram marcadas pela homenagem de todos os alunos a todos os pais.
Com a orientação dos professores, diversos trabalhos foram projectados e realizados em sala de aula: desenhos, colagens, poemas, textos, trabalhos em cartolinas, foram as formas encontradas para, neste dia especial para a família, os filhos levarem aos pais uma substantiva prova de Amor. 


17 de março de 2014

O elefante cor de rosa



Esta história desenrola-se em torno de um pequeno elefante cor-de-rosa, que é a cor dos sonhos das crianças, e fala-nos, num primeiro momento, do "mundo amável" em que ele vivia, juntamente com outros elefantes cor- -de-rosa. 
Era um mundo de paz e de alegria, onde não havia sofrimento. 
Confrontado, num segundo momento, com a morte inesperada deste seu mundo, o elefante vê-se obrigado a partir e acaba por ir viver para a imaginação de uma criança! Uma história de sonho e fantasia, que aborda, porém, ainda que de forma magistralmente subtil, valores tão importantes como a amizade, a solidariedade e a entreajuda.