26 de novembro de 2013

A propósito do Projeto SOBE...

A propóstito deste projeto a mãe da Camila aconselhou que lêssemos o livro “Pitanga – A galinha dos dentes de cristal”.

 

No ano passado a Camila trouxe este livro para a escola, e recordamo-nos vagamente dele.
Este livro, de Ana Paula Figueiredo e Pedro Emanuel Figueiredo, é uma história infantil sobre a prevenção de doenças orais, que desperta a atenção das crianças e dos pais para alguns cuidados importantes a ter com os dentes.
Esta história começa mais ou menos assim:


«Numa típica aldeia da província de Trás-os-Montes, Pegarinhos, vive Pitanga uma linda franguinha, muito engraçada e destemida. A sua admiração pelos humanos cedo a levou a observa-los, aprendendo coisas muito interessantes: os humanos tomam banho, lavam as mãos antes das refeições, comem alimentos variados, …

Por ser sonhadora, desejou um dia ter dentes para comer tais alimentos, passando a lavar todos os dias o seu biquinho na esperança de que estes surgissem.

Será que conseguiu?

Esta história, baseada no sonho e fantasia dos autores, tem como objectivo sensibilizar as crianças para a importância de terem uma boa higiene oral, assim como para a prevenção de doenças da cavidade oral – cárie, tártaro, gengivite, …. Em Portugal existem muitas crianças com estes problemas, no entanto com força de vontade e ajuda dos pais, professores e profissionais de saúde poderão resolvê-los.»

25 de novembro de 2013

Receitas de Natal?

Tendo em conta um desafio proposto no nosso manual de Português, que sugeria que  com a ajuda de um familiar cada aluno copiasse uma receita de Natal, construiu-se um livro de receitas.
Ficou um trabalho muito bonito e interessante.

21 de novembro de 2013

Projeto SOBE e «Kiko, o dentinho de leite»

A Direção Geral da Saúde, o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares estabeleceram um protocolo de colaboração no âmbito da prevenção da saúde oral em Portugal, formalizado pelo projeto SOBE- Saúde Oral, Bibliotecas Escolares, ligando a saúde oral, a literacia e as bibliotecas escolares.
O projeto SOBE propõe vários desafios:

• Aumentar a qualidade da divulgação e informação sobre saúde oral
• Incrementar parcerias com as escolas e outras instituições
• Consciencializar as famílias para a importância desta área da saúde
• Fazer prevenção da saúde oral, cada vez mais precoce, junto das crianças de todo o tecido social
• Gizar estratégias de promoção da leitura e da escrita tomando como pretexto o desenvolvimento do programa de prevenção da saúde oral

Como apoio às ações realizadas, existe um kit de materiais fornecido pela Direção-Geral de Saúde.
O conjunto de materiais que compõe o Kit pretende suscitar a vontade dos estudantes e os educadores para explorarem o mundo da saúde oral, de forma autêntica, com meios divertidos e favorecendo o cruzamento de vários domínios de competência e de conhecimentos.
O objetivo final do projeto é permitir aos alunos e aos professores que, com pretexto no desenvolvimento deste programa de saúde oral, adquiram motivação extra para aprender e praticar a linguagem, a leitura, a escrita e as capacidades matemáticas e criativas

Para inciar este projeto, fomos à biblioteca ouvir a professora Idalina ler o livro «Kiko, o Dentinho de Leite», de Manuela Mota Ribeiro.
Esta narrativa, por ser tão cativante e por criar uma forte ligação empática com os leitores, não deixa ninguém indiferente.Através da história do Kiko, um dentinho de leite que vive na boca do Tomás, e da bonita e muito divertida música de Sofia Ribeiro que acompanha o livro, sensibilizam-se crianças e adultos para a importância da higiene oral.
Todos adoraram conhecer a história de um dentinho muito sensível, que com a sua história simples, lembrou as regras básicas e essenciais para uma correta higiene oral. 

Fichas de Avaliação de novembro



18 de novembro de 2013

Ser feliz é?

"Crescer a Brincar" é o tema do programa educativo que está a ser desenvolvido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, em todas as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho.Promovido através do departamento de Educação e Cultura, este programa tem como principais objectivos a prevenção de factores de risco e promoção de factores de protecção, para além de contribuir para a sua formação social e psicológica.
Neste sentido os alunos do 2.º ano trabalharão a família dos Sentimentos para promover a alfabetização emocional, proporcionando às crianças conhecimentos acerca do seu mundo interno, das suas emoções e sentimentos, e como estes podem interferir nos seus comportamentos.
Para já deixamos uma atividade com «o Feliz»
Esperamos que gostem!!!

12 de novembro de 2013

Projeto «Já sei Ler»

O projeto de promoção de leitura “Já sei ler” propõe aos professores do 1° Ciclo que incentivem a leitura em família, tendo como objetivo promover a troca de leituras e realçar a importância de registar o que já foi lido e que pode ser partilhado entre alunos, pais e professores.
A participação da família é fundamental na criação de hábitos de leitura nos primeiros anos, propondo-se a escola como moderadora privilegiada neste processo. Sendo a escola e a família dois espaços naturais para a promoção da leitura, o seu contributo é extremamente valioso para o desenvolvimento de competências leitoras nas crianças/alunos. 
Sugere-se a utilização de estratégias que favoreçam o empréstimo dos livros existentes na sala de aula, ou da biblioteca escolar, e a troca de livros entre os alunos para que possam ler em casa com os pais/família. 
Propõe-se que o professor faça o acompanhamento das leituras incentivando o hábito de registos e promovendo a partilha de opiniões entre alunos e entre a escola e a família. 
Para esse fim, foi remetido para as escolas com 1.º ciclo um conjunto de material pedagógico composto por: 
  • Mochilas
  • Folhetos de sugestões para o professor;
  • Folhetos de sugestões para pais /família;
  • Livros de leituras.



Semanalmente as crianças levam um livro para casa para lerem em família. Após a leitura, é registado no «Livro de Leitura» que acompanha o livro, o momento que mais gostaram, bem como um breve comentário à atividade.