O Projeto "Crescer a Brincar" é um projeto que visa o ajustamento psicológico das crianças que frequentam o 1º ciclo do ensino básico, através do reforço dos fatores de proteção e da redução dos fatores de risco para o seu bem-estar psicológico e social. Pretende dotar as crianças com competências que lhes permitam mover-se adaptativamente na sociedade e contribuir para o seu desenvolvimento.
Promovido através do departamento de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Famalicão, este programa tem como principais objectivos a prevenção de fatores de risco e promoção de fatores de protecção, para além de contribuir para a sua formação social e psicológica.
O projecto tem a duração de quatro anos permitindo o acompanhamento do desenvolvimento destas crianças desde o 1º até ao 4º ano de escolaridade.
Uma escola que não intencionalize e ajude as crianças a reconhecer os seus sentimentos, as suas emoções e pensamentos, a perceber a forma como os comportamentos são uma consequência dos seus sentimentos e pensamentos, de modo que a criança seja capaz de os gerir e de auto-regular, não estará a cumprir cabalmente a sua missão e estará a ser responsável por graves lacunas ao nível do desenvolvimento dos indivíduos.
Para o primeiro ano de escolaridade o livro que estamos a trabalhar é este:
Para o primeiro ano de escolaridade o livro que estamos a trabalhar é este:
Neste projeto existe um detetive: o detetive Lupinhas, que é o investigador dos sentimentos!
No início do ano surpreendeu-nos e pediu a nossa colaboração na luta contra as emoções/sentimentos negativos, e nós assumimos o compromisso com ele comprometendo-nos a ser seus ajudantes.
A brincar, a participar em jogos e desafios, as crianças experimentarão falar delas, das suas atitudes, sentimentos e comportamentos e da sua relação com os outros.
E a "brincar" irão crescendo.
Serão mais capazes de adaptarem o seu mundo interior ao mundo exterior que as rodeia.
Muitas já foram as atividades que realizamos. Construímos casinhas (escola, recreio e casa),onde colocamos o baralho dos comportamentos.
No início do ano surpreendeu-nos e pediu a nossa colaboração na luta contra as emoções/sentimentos negativos, e nós assumimos o compromisso com ele comprometendo-nos a ser seus ajudantes.
A brincar, a participar em jogos e desafios, as crianças experimentarão falar delas, das suas atitudes, sentimentos e comportamentos e da sua relação com os outros.
E a "brincar" irão crescendo.
Serão mais capazes de adaptarem o seu mundo interior ao mundo exterior que as rodeia.
Muitas já foram as atividades que realizamos. Construímos casinhas (escola, recreio e casa),onde colocamos o baralho dos comportamentos.
Lemos a história da «A Panda e a Pandi», que nos ensinou que todos temos diferentes comportamentos, mas que podemos alterá-los de forma a tornarmos-nos melhores pessoas.
Fizemos um contrato onde apontamos as regras e os comportamentos que devemos ter na sala de aula...e, ao longo do período mostraremos os trabalhos realizados.
Olá
ResponderEliminarEu gosto muito de ser da turma do 1C e de fazer trabalhos.
Gostei em especial da visita do Lupinhas.
Beijinhos e abraços para todos.
Um beijo especial para a Professora Sandra. Ela é muito amiga.
Simão Paiva
Um beijinho e um abraço para ti também Simão Paiva!!!
EliminarA professora Sandra também te manda um beijinho especial. Porque tu também és muito amigo!
Olá
ResponderEliminarEu gosto muito de ser da turma do 1C e de fazer trabalhos.
Gostei em especial da visita do Lupinhas.
Beijinhos e abraços para todos.
Um beijo especial para a Professora Sandra. Ela é muito amiga.
Simão Paiva
Belíssimo trabalho! Aonde vocês adquiriram esta Coleção Crescer a Brincar?
ResponderEliminar