31 de março de 2013

É sempre bom saber mais!


RÓTULOS, BULLIYNG E AUTONOMIA DA CRIANÇA…

Bulliyng…Deve ser dos termos mais falados actualmente…quer pelos miúdos, quer pelos pais.
Na minha opinião, passamos um pouco do 8 para o 80…Da mesma maneira que nem todo o tipo de gozo é só um mero gozo, também nem tudo é Bulliyng...a definição de Bulliyng é bem clara:

“Bullying é o fenómeno pelo qual uma criança ou um adolescente é SISTEMATICAMENTE exposta(o) a um conjunto de atos agressivos (diretos ou indiretos), que ocorrem sem motivação aparente, mas de forma intencional, protagonizados por um(a) ou mais agressor(es). Essa interação grupal é caracterizada por DESEQUILÍBRIO DE PODER E AUSÊNCIA DE RECIPROCIDADE; nela, a vítima possui pouco ou quase nenhum recurso para evitar a e/ou defender-se da agressão”.
O que basicamente distingue esse processo de outras formas de agressão é o caráter repetitivo e sistemático e a intencionalidade de causar dano ou prejudicar alguém que normalmente é percebido como mais frágil e que dificilmente consegue se defender ou reverter a situação.


Existem muitas crianças que, pela sua imaturidade, por uma superprotecção excessiva, por uma imensa necessidade de atenção, enfim, por mil e um motivos, não conseguiram ainda desenvolver os seus recursos para se defenderem das situações problemáticas do dia a dia e, quando algo acontece, automaticamente dizem que são gozadas constantemente, que ninguém gosta delas e que são vitimas de bulliyng…muitas vezes esse sentir é reforçado em casa…os próprios pais falam em Bulliyng e “encaixam” (de forma inconsciente) na cabeça da criança que ela é vitima de Bulliyng….


Gozar, implicar, fazem parte do ser criança, do ser adolescente e é importante primeiro dar espaço aos nossos filhos para que eles tentem resolver essas situações sozinhos...se não resultar e se for continuada a agressividade referida pela criança, por um período mais longo de tempo então ai sim, será importante falar com os professores e perceber o que se passa.


Fundamentalmente, o que penso é que a autonomia na criança é um instrumento fundamental para o seu bem estar….esse instrumento só é alcançado se os pais permitirem, se os pais não forem a correr “salvar” os filhos de situações que os deixam tristes, nervosos ou ansiosos…a criança tem de aprender a auto regular-se...não pode regular-se eternamente por nós, pais, por isso…vamos com calma em relação aos rótulos que “ensinamos” os nossos filhos a colocar em si mesmos e nos outros.


O Bulliyng existe mas…nem tudo é Bulliyng!

Às vezes a nossa ajuda passa por outras áreas que não a superprotecção ou o querer resolver por eles, mostrando ansiedade e não garantindo a segurança que é fundamental para a criança lidar com a situação e geri-la.

A criança precisa saber que existem adultos que cuidam, que protegem mas que ela também pode e deve desenvolver essa competência para se tornar um ser mais resiliente e mais assertivo na relação com os outros.
A alegria e o prazer de ter conseguido resolver sozinho é fundamental no desenvolvimento e na construção saudável do EU da criança!


retirado de: 




27 de março de 2013

E hoje comemora-se o...




O Dia Mundial do Teatro celebra-se anualmente a 27 de março. Para comemorar a data decorrem neste dia vários espetáculos teatrais gratuitos ou com bilhetes mais baratos e são relembrados alguns dos artistas e obras mais importantes da história do teatro. 
O objetivo da data é promover a arte do teatro junto da pessoas.
O teatro é uma arte milenar e funciona como meio de divulgação da cultura de diferentes povos. Desde a antiguidade, o homem usou o teatro como forma de expressão.
Existem vários géneros teatrais como a comédia, o drama, a farsa, a tragédia, a tragicomédia, o melodrama, a revista e o teatro infantil, entre outros.

25 de março de 2013

Mas, o que é a Páscoa? E porque não calha todos os anos no mesmo dia?

O que é a Páscoa?



♥ É quando o coelho da Páscoa esconde os ovos. Beatriz Pinheiro


♥ É quando recebemos as amêndoas e os ovos dos padrinhos. Emanuel


♥ É quando se recebem os ovos. Daniel

♥ Quando os coelhinhos distribuem ovos. Camila

♥ É quando Jesus ressuscita. Maria

♥ Quando as crianças se portam bem. Martim

♥ É quando se distribuem as amêndoas, e quando beijamos Jesus na cruz. Rafael Ribeiro

♥ Quando se bate à porta e é o compasso. Simão Paiva





24 de março de 2013

E hoje é o....



O Dia Nacional do Estudante comemora-se no dia 24 de março. Foi promulgado pela Assembleia da República em 1987.
A data é celebrada pelo movimento estudantil, de forma a relembrar as dificuldades e obstáculos que os estudantes enfrentaram nas décadas de 60, aquando a crise académica vivida em Portugal.
Pretende ainda apelar à participação e mobilização dos estudantes em prol de um novo modelo de educação: uma educação de e para todos/as. 
O direito à educação é um direito basilar da nossa sociedade consagrado constitucionalmente e que requer o envolvimento de todos/as.
Por sua vez, o Dia Internacional do Estudante é celebrado a 17 de Novembro.

23 de março de 2013

A Hora do Planeta...

Este ano a Hora do Planeta 2013, ou seja, o momento em que as luzes se apagarão durante sessenta minutos num ato simbólico de preocupação ambiental, começando na Austrália e percorrendo todo o globo terrestre, acontece hoje, das 20h30 às 21h30.


22 de março de 2013

E porque hoje...


...se comemora o Dia Mundial da Água, como devemos comemorar esta importante data? 
Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar algumas atitudes no nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural e precioso. 
Sugestões não faltam:

  •  não deitar lixo nos rios e lagos; 
  • economizar água nas atividades do dia a a dia (banho, escovagem de dentes, lavagem de louças etc);
  • reutilizar a água em diversas situações; 
  • divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.
  • etc...


21 de março de 2013

Dia da Árvore e da Poesia...

O Dia Mundial da Árvore ou da Floresta celebra-se anualmente a 21 de Março.
Neste dia decorrem várias ações de arborização e reflorestação, em diversos locais do mundo.  A celebração deste dia começou a 10 de Abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska. 
O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores no Nebraska, promovendo o "Arbor Day". 
Em Portugal, a primeira Festa da Árvore comemorou-se a 9 de Março de 1913 e o primeiro dia mundial da floresta a 21 de Março de 1972. 
A 21 de Março comemora-se também o Dia Mundial da Poesia.

19 de março de 2013

Dia do Pai...

Como não podia deixar de ser, na semana que passou conseguimos arranjar um tempinho para fazer a prendinha do dia do pai.
O Dia do Pai  é comemorado no dia em que se celebra o dia de São José, santo popular da igreja católica (marido de Maria, mãe de Jesus Cristo). 
A celebração desta data varia de país para país, e para além de Portugal, também celebram o Dia do Pai no dia 19 de Março, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia, Honduras e Liechstenstein.


Para todos os pais, mas em especial para o meu que em forma de estrela me acompanha: 


♥ Feliz Dia do Pai ♥ 




15 de março de 2013

Encerramento letivo

Deu-se por encerrado o segundo período. 
Os alunos entram agora para a merecida interrupção da Páscoa, após um período exaustivo de trabalho. Por isso, o encerramento de mais um período de trabalho foi feito de uma forma mais leve. De manhã, o Monsenhor Manuel Joaquim veio visitar a nossa escola e relembrar aos nossos alunos qual o verdadeiro significado da Páscoa. 
A visita teve lugar por duas sessões de dois anos de escolaridade cada e decorreu de forma agradável, com os alunos a intervirem, a cantar e a ouvir a mensagem que o Sr. Padre queria transmitir. 
Visualizámos um filme e o Sr. Padre,ainda nos brindou com um «santinho». 
No período da tarde, terminamos a prenda do dia do Pai e ainda fizemos um coelhinho em forma de caixinha, onde colocamos o «santinho», e um ovinho de chocolate que a professora nos ofereceu.

13 de março de 2013

A história do peixinho curioso...

«A história do peixinho curioso»
No âmbito da semana da leitura, o Simão Paiva resolveu trabalhar em casa, com os pais, uma história sobre o mar.
Por isso quando entrou na sala com as "mãos cheias" de imagens, não estranhamos o pedido. 
Precisava de dois ajudantes para dramatizar a sua história.

Quando tivemos oportunidade, com o que tínhamos mais à mão montamos um cenário e os pequenos atores, colocaram-se por detrás de uma tela improvisada e começaram a atuar.

No final foi só aplaudir. 




12 de março de 2013

Hoje foi dia de...

...área de projeto.
Para uns dentes brancos e perfeitinhos ter, este poema deves aprender!






11 de março de 2013

Não são só as crianças que crescem! #4

Não sabemos o que aconteceu no fim de semana...mas quando cá chegamos hoje...as nossas plantinhas estavam assim:





10 de março de 2013

Ó Irre? Paras quieto?

É sempre bom saber mais!

A discalculia é uma má formação neurológica que provoca transtornos na aprendizagem de tudo o que se relaciona a números, como fazer operações matemáticas, fazer classificações, dificuldade em entender os conceitos matemáticos, a aplicação da matemática no cotidiano e na sequenciação numérica. 
Acredita-se que a causa dessa má formação pode ser genética, neurobiológica ou epidemiológica. 

Normalmente, crianças e qualquer outra pessoa que possui tal distúrbio apresentam sinais como dificuldade com tabuadas, ordens numéricas, dificuldades em posicionar os números em folha de papel, dificuldade em somar, subtrair, multiplicar e dividir, dificuldade em memorizar cálculos e fórmulas, dificuldade em distinguir os símbolos matemáticos, dificuldade em compreender os termos utilizados. 

Algumas das dificuldades ainda existentes em pessoas com discalculia é também caracterizada na dislexia, distúrbio que apresenta dificuldade em ler, escrever e soletrar, pois a pessoa com necessidade educativa especial possui dificuldade em interpretar o enunciado dos exercícios e dos conceitos matemáticos. 

A discalculia já pode ser notada a partir da pré-escola, quando a criança tende a ter dificuldades em compreender os termos já utilizados, como igual, diferente, porém somente após a introdução de símbolos e conceitos mais específicos é que o problema se acentua e sim já pode ser diagnosticado. 

Existem métodos que podem facilitar a vida dessas pessoas quando necessitam da matemática. Para melhorar o seu desempenho, o professor deve permitir que o indivíduo utilize tabuada, calculadora, cadernos quadriculados e elaborar exercícios e provas com enunciados mais claros e diretos. Ainda pode estimular o indivíduo passando trabalhos de casa com exercícios repetitivos e cumulativos.

Por Gabriela Cabral

9 de março de 2013

Arco-Íris, o mais belo peixe dos oceanos!

"Arco Íris é o mais belo peixe de todos os oceanos. As suas escamas brilham e cintilam com todas as cores do arco-íris. Mas é tão arrogante e vaidoso que acaba por ficar muito só.
Um dia oferece uma das suas lindas escamas. Depois outra, e depois muitas outras, acabando por descobrir que a verdadeira felicidade reside na capacidade de partilhar. "

7 de março de 2013

Semana da Leitura na Biblioteca?

Tal como estava planeado está a decorrer no nosso Centro Escolar,  a Semana da Leitura. 
Estão a ser concretizadas diversas atividades relacionadas com os livros e com a leitura.
E porque é muito bom partilhar experiências hoje fomos à Biblioteca ouvir ler uma história. 








A professora Idalina, responsável pela Biblioteca, leu-nos uma história chamada "Arco-Iris, o mais belo peixe dos oceanos". No final conversámos sobre a história e concluímos que a partilha é uma qualidade que todos devíamos possuir.



"Arco Íris é o mais belo peixe de todos os oceanos. As suas escamas brilham e cintilam com todas as cores do arco-íris. Mas é tão arrogante e vaidoso que acaba por ficar muito só.
Um dia oferece uma das suas lindas escamas. Depois outra, e depois muitas outras, acabando por descobrir que a verdadeira felicidade reside na capacidade de partilhar. "

Autor: Marcur Pfister
Edição: Civilização

Agora na sala de aula estamos a fazer um trabalho relacionado com a história que ouvimos ler. Daqui a uns dias mostrá-lo-emos.

6 de março de 2013

A leitura é um mar de sentimentos!

À semelhança dos anos anteriores a Semana da Leitura 2013 convida as escolas a criarem ambientes festivos em que se celebram a leitura e os livros. 
A sétima edição da Semana da Leitura, centrada no MAR, propõe, a partir de leituras diversas, a abordagem de questões muito diversificadas e transversais relacionadas com esta temática. 
Pretende-se, a partir de leituras diversas, premiar trabalhos que cruzem a LEITURA e o MAR nas suas múltiplas dimensões.
Neste âmbito, criaram-se marcadores de livros relacionados com o mar e os tesouros que este esconde.

5 de março de 2013

Não são só as crianças que crescem! #3

E não param de crescer as nossas flores. 
Existe uma que parece não querer sair de lá de baixo!
Até compreendemos que esteja frio, mas...já era hora de se começar a mostrar! 
Também entendemos que esta plantinha especial talvez nunca venha a desenvolver-se, não só porque alguém tropeçou nela, mas também porque nem tudo na vida acontece naturalmente como gostaríamos.










4 de março de 2013

Semana da Leitura


Na semana de de 4 a 8 de março, e no âmbito das propostas do Plano Nacional de Leitura e de acordo com o Plano Anual de Actividades do Agrupamento, serão desenvolvidas actividades relacionadas com a Semana da Leitura, tendo como objectivo despertar nas crianças o desejo de manusear e ver os livros, ouvir histórias contadas ou lidas por pessoas de gerações diferentes, nomeadamente pelos seus familiares mais directos. 
Para além das atividades programadas pela biblioteca escolar, desenvolver-se-ão outras em contexto de sala de aula.

3 de março de 2013

É sempre bom saber mais!


Letra feia ou...DISGRAFIA?


Atenção...nem sempre, quando a criança apresenta uma letra feia, escreve fora das linhas ou é quase impossível decifrar o que ela escreve, se trata de preguiça ou desleixo.

A criança pode apresentar um quadro de disgrafia, que tem a ver com dificuldades a nível da coordenação motora fina, que dificulta imenso tudo o que tenha ver com actividades e tarefas mais minuciosas como é o caso da escrita.

A disgrafia NÃO está associada a nenhum tipo de comprometimento intelectual mas apresenta características que, se não forem trabalhadas prejudicam seriamente o desempenho escolar da criança:

- Lentidão na escrita. 
- Letra ilegível. 
- Escrita desorganizada. 
- Traços irregulares, ou muito fortes que chegam a marcar o papel ou, pelo contrário, muito leves. 
- Desorganização geral na folha por não possuir uma adequada orientação espacial. 
- Desorganização no modo como escreve textos, pois as crianças com esta problemática não observam a margem, acabando por parar muito antes ou ultrapassando. Quando este último acontece, tende a amontoar letras na borda da folha. 
- Desorganização das letras: letras retocadas, hastes mal feitas, atrofiadas, omissão de letras, palavras, números, formas distorcidas, movimentos contrários à escrita (um S ao invés do 5 por exemplo). 
- Desorganização das formas: tamanho muito pequeno ou muito grande, escrita alongada ou comprida. 
- O espaço que dá entre as linhas, palavras e letras são irregulares. 
- Liga as letras de forma inadequada e com espaçamento irregular. 

É importante ter em atenção que a criança com disgrafia não apresenta características isoladas, mas um conjunto de algumas destas citadas acima. 

Se o seu filho apresenta algumas destas características deve consultar um psicólogo ou um neuropsicologo para que se possa efectuar um adequado diagnostico e assim ajudar a criança a minimizar as suas dificuldades nessa área.

Fátima Poucochinho