A IMPORTÂNCIA DO ELOGIO DADO NO MOMENTO CERTO, DA MANEIRA CERTA E NA MEDIDA CERTA...
Se a criação de regras, uma repreensão, um dizer não, o travar de um determinado comportamento são ferramentas da educação necessárias para o desenvolvimento do sentimento de segurança e confiança das crianças, os elogios também ocupam um papel fundamental nessa tarefa que é o educar...
Educar não é uma tarefa fácil, pois não é fácil saber sempre qual o momento ideal para fazer isto, para fazer aquilo...enfim, nem sempre é fácil perceber quando é o “momento certo” para dizer o não, para dar o castigo ou mesmo para elogiar....
E por isso, por vezes, algumas atitudes certas tornam-se erradas por falta de sentido de oportunidade. Uma brincadeira na altura em que devia haver uma rotina, um sim no momento em que é preciso o não, um castigo ou uma repreensão na hora que deveria estar reservada a um elogio, rapidamente podem perder o efeito pedagógico para passarem a ter um efeito contrário.
Em relação aos elogios, é importante termos a noção que, na verdade, existem sim momentos mais certos que outros para os fazermos os nossos filhos e que, sim, é errado elogiar em demasia, pois podemos correr o risco de perder o efeito tão benéfico que essa ação tem!
As crianças sabem reconhecer quando lhes estão a dar uma "palmadinha nas costas" para não ouvir o seu choro ou não perder tempo a desconstruir as suas frustrações. O elogio deve ser dado sempre que houver um comportamento que deva ser valorizado. Deve ser sincero para que a criança o sinta como verdadeiro e compreenda que atitudes deve ter no seu dia a dia.
O elogio é, sem duvida , uma ferramenta de relevo no desenvolvimento da autoestima e, o contexto familiar é aquele que primeiro influencia os mais pequenos. Mas, se usado de forma descontextualizada e excessiva, o efeito é o contrario...
Outro aspeto muito importante é ter em atenção que as crianças devem ser valorizadas por aquilo que conseguem e não em comparação com os outros. É importante que percebam que algumas pessoas têm mais capacidades para umas coisas que outras e que sintam que não é por terem piores resultados que os pais vão gostar menos delas. Devem ter a ideia realista de que podem ter piores resultados que outras.
É importante ensinar à criança que ela pode fazer algumas coisas bem e que pode não conseguir fazer outras coisas e que esperamos que faça o melhor que puder.
Elogiar não é sinónimo de competir e os pais não o devem fazer com base na comparação de resultados relativamente aos outros. Elogiar uma criança só quando obtém resultados e é melhor do que os outros não contribuirá para a sua autoestima; ninguém é o melhor em tudo e as crianças também o sabem. Em alturas em que não ganhem uma corrida, um concurso ou em que não tirem a melhor nota, questionar-se-ão se os pais ainda gostarão delas.
O elogio é realmente uma ferramenta importante para um saudável desenvolvimento emocional da criança mas, apenas quando dado no momento certo, da maneira certa e na medida certa. Quando o é feito desta forma, tem muitos benefícios, permitindo criar sentimentos de segurança, autoestima e confiança na criança.
Fátima Poucochinho
Psicóloga Infanto Juvenil
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