26 de novembro de 2013

A propósito do Projeto SOBE...

A propóstito deste projeto a mãe da Camila aconselhou que lêssemos o livro “Pitanga – A galinha dos dentes de cristal”.

 

No ano passado a Camila trouxe este livro para a escola, e recordamo-nos vagamente dele.
Este livro, de Ana Paula Figueiredo e Pedro Emanuel Figueiredo, é uma história infantil sobre a prevenção de doenças orais, que desperta a atenção das crianças e dos pais para alguns cuidados importantes a ter com os dentes.
Esta história começa mais ou menos assim:


«Numa típica aldeia da província de Trás-os-Montes, Pegarinhos, vive Pitanga uma linda franguinha, muito engraçada e destemida. A sua admiração pelos humanos cedo a levou a observa-los, aprendendo coisas muito interessantes: os humanos tomam banho, lavam as mãos antes das refeições, comem alimentos variados, …

Por ser sonhadora, desejou um dia ter dentes para comer tais alimentos, passando a lavar todos os dias o seu biquinho na esperança de que estes surgissem.

Será que conseguiu?

Esta história, baseada no sonho e fantasia dos autores, tem como objectivo sensibilizar as crianças para a importância de terem uma boa higiene oral, assim como para a prevenção de doenças da cavidade oral – cárie, tártaro, gengivite, …. Em Portugal existem muitas crianças com estes problemas, no entanto com força de vontade e ajuda dos pais, professores e profissionais de saúde poderão resolvê-los.»

25 de novembro de 2013

Receitas de Natal?

Tendo em conta um desafio proposto no nosso manual de Português, que sugeria que  com a ajuda de um familiar cada aluno copiasse uma receita de Natal, construiu-se um livro de receitas.
Ficou um trabalho muito bonito e interessante.

21 de novembro de 2013

Projeto SOBE e «Kiko, o dentinho de leite»

A Direção Geral da Saúde, o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares estabeleceram um protocolo de colaboração no âmbito da prevenção da saúde oral em Portugal, formalizado pelo projeto SOBE- Saúde Oral, Bibliotecas Escolares, ligando a saúde oral, a literacia e as bibliotecas escolares.
O projeto SOBE propõe vários desafios:

• Aumentar a qualidade da divulgação e informação sobre saúde oral
• Incrementar parcerias com as escolas e outras instituições
• Consciencializar as famílias para a importância desta área da saúde
• Fazer prevenção da saúde oral, cada vez mais precoce, junto das crianças de todo o tecido social
• Gizar estratégias de promoção da leitura e da escrita tomando como pretexto o desenvolvimento do programa de prevenção da saúde oral

Como apoio às ações realizadas, existe um kit de materiais fornecido pela Direção-Geral de Saúde.
O conjunto de materiais que compõe o Kit pretende suscitar a vontade dos estudantes e os educadores para explorarem o mundo da saúde oral, de forma autêntica, com meios divertidos e favorecendo o cruzamento de vários domínios de competência e de conhecimentos.
O objetivo final do projeto é permitir aos alunos e aos professores que, com pretexto no desenvolvimento deste programa de saúde oral, adquiram motivação extra para aprender e praticar a linguagem, a leitura, a escrita e as capacidades matemáticas e criativas

Para inciar este projeto, fomos à biblioteca ouvir a professora Idalina ler o livro «Kiko, o Dentinho de Leite», de Manuela Mota Ribeiro.
Esta narrativa, por ser tão cativante e por criar uma forte ligação empática com os leitores, não deixa ninguém indiferente.Através da história do Kiko, um dentinho de leite que vive na boca do Tomás, e da bonita e muito divertida música de Sofia Ribeiro que acompanha o livro, sensibilizam-se crianças e adultos para a importância da higiene oral.
Todos adoraram conhecer a história de um dentinho muito sensível, que com a sua história simples, lembrou as regras básicas e essenciais para uma correta higiene oral. 

Fichas de Avaliação de novembro



18 de novembro de 2013

Ser feliz é?

"Crescer a Brincar" é o tema do programa educativo que está a ser desenvolvido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, em todas as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho.Promovido através do departamento de Educação e Cultura, este programa tem como principais objectivos a prevenção de factores de risco e promoção de factores de protecção, para além de contribuir para a sua formação social e psicológica.
Neste sentido os alunos do 2.º ano trabalharão a família dos Sentimentos para promover a alfabetização emocional, proporcionando às crianças conhecimentos acerca do seu mundo interno, das suas emoções e sentimentos, e como estes podem interferir nos seus comportamentos.
Para já deixamos uma atividade com «o Feliz»
Esperamos que gostem!!!

12 de novembro de 2013

Projeto «Já sei Ler»

O projeto de promoção de leitura “Já sei ler” propõe aos professores do 1° Ciclo que incentivem a leitura em família, tendo como objetivo promover a troca de leituras e realçar a importância de registar o que já foi lido e que pode ser partilhado entre alunos, pais e professores.
A participação da família é fundamental na criação de hábitos de leitura nos primeiros anos, propondo-se a escola como moderadora privilegiada neste processo. Sendo a escola e a família dois espaços naturais para a promoção da leitura, o seu contributo é extremamente valioso para o desenvolvimento de competências leitoras nas crianças/alunos. 
Sugere-se a utilização de estratégias que favoreçam o empréstimo dos livros existentes na sala de aula, ou da biblioteca escolar, e a troca de livros entre os alunos para que possam ler em casa com os pais/família. 
Propõe-se que o professor faça o acompanhamento das leituras incentivando o hábito de registos e promovendo a partilha de opiniões entre alunos e entre a escola e a família. 
Para esse fim, foi remetido para as escolas com 1.º ciclo um conjunto de material pedagógico composto por: 
  • Mochilas
  • Folhetos de sugestões para o professor;
  • Folhetos de sugestões para pais /família;
  • Livros de leituras.



Semanalmente as crianças levam um livro para casa para lerem em família. Após a leitura, é registado no «Livro de Leitura» que acompanha o livro, o momento que mais gostaram, bem como um breve comentário à atividade.

11 de novembro de 2013

Dia de S. Martinho

Hoje comemora-se o dia de São Martinho, uma das celebrações que marcam o outono.
A lenda de São Martinho conta que certo dia, um soldado romano chamado Martinho, estava a caminho da sua terra natal. O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo cheio de frio que lhe pediu esmola. 
Martinho rasgou a sua capa em duas e deu uma ao mendigo. 
De repente o frio parou e o tempo aqueceu. Este acontecimento acredita-se que tenha sido a recompensa por Martinho ter sido bom para com o mendigo.
A tradição manda assar as castanhas e beber o vinho novo, produzido com a colheita do verão anterior. Por norma, na véspera e no Dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece.Este acontecimento é conhecido como o verão de São Martinho.
Este dia foi comemorado com muita alegria e grande animação!
As aulas decorreram normalmente durante o período da manhã, durante o qual lemos e dramatizamos a lenda de S. Martinho e realizamos outras atividades alusivas a esta data festiva. 
Como forma de marcar esta data, no período da tarde, celebramos o S. Martinho no espaço exterior. 
Até parece que se deu novamente o milagre, pois o sol brilhou mais intensamente e aqueceu o magusto da nossa escola.

10 de novembro de 2013

Entre pais e filhos #5

Para não nos esquecermos que amanhã é o dia de S. Martinho, a Lara e a mãe Elisabete, fizeram um belo cartaz que anuncia o dia S. Martinho.
Parabéns às duas!


9 de novembro de 2013

Um cartucho de castanhas para o S. Martinho!

Ontem e depois de registarmos a lenda de S. Martinho no caderno, após termos falado do dia que se festejará na segunda feira e depois de relembrarmos a história da Maria Castanha, elaboramos o cartucho que irá servir de «embrulho» para as nossas castanhas quentinhas.
Aqui fica o registo desta atividade.

8 de novembro de 2013

Entre pais e filhos #4


A propósito de um dos projetos que estamos a trabalhar no âmbito da cidadania, que é a «Alimentação», o Rafael Ribeiro trouxe este pequeno vídeo.
É um vídeo que mostra que é crucial trabalhar desde cedo com os alunos a importância de praticar uma alimentação saudável. 
É ainda relevante sensibilizar os alunos que os alimentos que se devem consumir em maior quantidade são os que pertencem às maiores fatias da roda dos alimentos, embora estes sejam, maioritariamente, os mais rejeitados pelas crianças, daí a importância de terem que ser mais evidenciados. 
A alimentação saudável aliada à prática de actividade física contribui muito para que se mantenha uma boa forma tanto física, como mental.

5 de novembro de 2013

Vamos escrever um livro de receitas? parte 1

No presente período letivo, está a ser trabalhado no âmbito do Projeto Educação para a a Saúde, o projeto «Alimentação ».
Tendo em conta a pertinência da importância de uma alimentação equilibrada para uma vida saudável quer física, quer mental, constata-se que os hábitos alimentares se alterara, assim como os alimentos consumidos.
Neste período e tendo em conta a alta taxa de obesidade infantil que se vai registando, é de todo importante que, já nas crianças mais novas, se invista na aquisição de hábitos alimentares saudáveis e se promova o consumo de alimentos que, hoje em dia, os próprios pais muitas vezes também não consomem.
Neste sentido, e de acordo com o Plano Anual de Atividades, surgiu a ideia de criar em contexto de sala de aula, um Livro de Receitas, que "percorrerá" a casa dos alunos, e onde, com a ajuda dos pais, as crianças escreverão e ilustrarão, receitas da sua preferência.
No final do trabalho, e após ter ganho "corpo", o Livro de Receitas poderá de novo, circular pelas casas, de forma a serem partilhadas todas as receitas e a criatividade dos que colaboraram na execução do mesmo.


Esperamos que esta atividade seja bem recebida por todos. Obrigada!

4 de novembro de 2013

2 de novembro de 2013

Ontem foi dia de...

Este dia é comemorado anualmente no dia 1 de Novembro e honra todos os santos, mártires e cristãos heróicos celebrados ao longo do ano.
Neste dia é também celebrado (por antecipação) o dia dos Fiéis Defuntos, que se celebra a 2 de Novembro.
Este dia é dedicado a homenagerar todos os que já partiram. 
Por norma, as famílias portuguesas enfeitam as campas dos seus familiares nos cemitérios e ao longo do dia 1 de Novembro visitam os cemitérios para deixar ramos e velas nas campas.



1 de novembro de 2013

Realizar experiências com...

...os sabores.
Quatro pratos, limão, batatas fritas, café e rebuçados foram os materiais necessários para realizar esta atividade, que nos permitiu identificar  sabores.
Com a ajuda de quatro colegas, que estavam vendados,conseguimos identificar e provar cada um dos sabores.
Ficamos a saber que o olfato e paladar são órgãos dos sentidos que trabalham juntos, informando as características dos alimentos ao nosso cérebro. 
Quando sentimos o cheiro de algo que nos agrada, já imaginamos o sabor que aquilo tem. Às vezes, o que consideramos sabor em um alimento é, na verdade, o seu odor, percebido pelas células especializadas em identificar partículas de odor.
O que chamamos de sabor é, na verdade, uma combinação de odores e gostos percebidos pelo olfato e paladar. 
Conseguimos perceber o cheiro antes do sabor porque o nosso olfato é mais sensível que o nosso paladar, e as sensações olfativas são mandadas ao cérebro com maior rapidez, se comparadas às sensações gustativas. 
Concluímos que para sentir os sabores, usamos a língua, e que na língua temos as papilas gustativas que nos permitem sentir os vários sabores. 
Este sentido chama-se gosto ou paladar. O órgão do gosto ou paladar é a língua.