31 de maio de 2013

Dia Mundial da Criança

O Dia Mundial da Criança é um dia especial. Às vezes de surpresas, e sempre de abraços, de sorrisos.
No entanto, não é só uma festa onde as crianças ganham presentes. É um dia especial em que devemos pensar nas crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminações (discriminação significa ser-se posto de lado por ser diferente).
Na nossa escola houve uma largada de balões. 
Mais de quatrocentos balões sobrevoaram Ribeirão.Todos levavam consigo uma palavra de força. Esperamos que quem a encontre veja o seu desejo mais profundo realizado!
Também vimos um filme e brincamos um bocadinho. Foi um dia muito divertido. 
É por isso que eu digo sempre: é o máximo ser criança! E ainda bem que eu ainda sou!

27 de maio de 2013

É sempre bom saber mais!

A AUTONOMIA NA CRIANÇA....

Para ter liberdade, para ser autónoma é fundamental que a criança assuma decisões. Devemos reforçar o direito a decidir mas,ao mesmo tempo, estimular a criança a assumir as consequências do seu ato. Este é um passo fundamental para se adquirir responsabilidade!

Estimular a autonomia é, por exemplo, desafiar o filho a fazer escolhas desde pequeno, como o melhor horário para fazer as suas tarefas ou a melhor roupa para vestir, mas não é só isso.

É importante dizermos aos nossos filhos que a nossa participação nos processos de decisão deles não é uma intromissão, mas sim um dever, pois é um meio de auxílio e apoio, mas não devemos NUNCA decidir por eles. Só desta forma a criança consegue amadurecer e tornar-se um ser responsável e "pensante"!

Fátima Poucochinho

24 de maio de 2013

Será que todas as bebidas são saudáveis?

Esta atividade permitiu aos alunos constatarem os malefícios de algumas bebidas, uma vez que puderam observar que, ao fim de algum tempo, o dente que está no refrigerante  de cola ficará escurecido.
Permitiu recordar também que os refrigerantes contêm uma grande quantidade de açúcar prejudicial à saúde e que bebidas como a água e o leite, e até sumos naturais são benéficos à saúde por serem completos (leite) e serem ricos em vitaminas (sumos naturais).
Tendo em conta que iríamos usar a coca cola, aproveitamos para colocar num outro copo duas moedas para observar o efeito que a coca cola tem nos metais. As moedas ficaram tão reluzentes que quase era possível observar o brilho do nosso sorriso.

23 de maio de 2013

Crescer a Brincar... e as minhas vitórias!

Para ser um aluno vitorioso devemos seguir alguns comportamentos para conseguir vencer o Irre. Neste últimos tempos, sempre que  conseguimos  fazer um trabalho com sucesso, ganhamos um autocolante que usaremos para colar numa folha própria e que no final dará forma a uma imagem: um carro, uma flor, um urso e uma bola. 
Sempre que a folha estiver completa significa que as tarefas que nos foram incumbidas foram realizadas com êxito, e aí poderemos dar-nos por satisfeitos, pois saberemos que mais uma vez conseguimos utilizar algumas armas para vencer o Irre.


21 de maio de 2013

O meu animal preferido...

Na área de Estudo do Meio andamos a estudar os animais. A respeito desse tema realizámos diversos trabalhos. 
Entre eles fizemos um, no qual tinhamos que escolher o seu animal preferido e escrever sobre ele, fazendo uso dos conhecimentos adquiridos em Estudo do Meio. 
Esperemos ter tempo para fazer outras atividades sobre os animais. Uma atividade interessante seria  recolher junto dos pais e dos avós canções da tradição oral que falem de animais e tentar reproduzir a letra e a música aos colegas da turma.








18 de maio de 2013

Dia Internacional dos Museus

O Dia Internacional dos Museus é celebrado anualmente a 18 de Maio.
A celebração da data é feita desde o dia 18 de Maio de 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus (organismo da UNESCO).
Neste dia vários museus têm entrada gratuita, sendo possível visitar as suas exposições e obras, assim como participar nas iniciativas preparadas para comemorar o Dia Internacional dos Museus. O horário de funcionamento dos museus é alargado com o objetivo de mais pessoas poderem visitar os espaços museológicos do país.
Muitos museus aderem à iniciativa noite dos museus, estando abertos durante mais tempo de forma a que mais pessoas possam visitar as instalações.
Todos os anos é escolhido um tema central para comemorar o Dia Internacional dos Museus. Em 2013 o tema escolhido é Museus (Memória +Criatividade)= Mudança Social.


17 de maio de 2013

Uma história por dia, não sabe o bem que lhe fazia!

Hoje o Simão Paiva trouxe esta história:


“Um pesadelo no meu armário” de Mercer Meyer (recomendado pelo PNL para o primeiro ano é um livro que nos ajudar a vencer os medos e nos faz pensar sobre os medos com que vivemos!
Este livro ilustrado mostra a autêntica batalha que opõe o herói ao seu medo: o monstro do armário, e é um conto para a criança sonhar e desmistificar medos que tem em relação ao desconhecido. 
Durante a próxima semana, faremos algumas atividades relacionadas com a leitura deste livro. Ficam aqui algumas das atividades que iremos realizar:





16 de maio de 2013

Quantos passos?

Hoje andamos a medir o percurso desde a porta da escola até à secretária da professora e de uma das pontas da sala até à outra.
Abrimos as pernas de tal forma, para podermos dar passadas gigantes, que houve alunos que quase caíram! Depois comparamos o número de passos que demos com o número de passos dados pelos outros colegas.
Discutimos o motivo pelo qual os valores diferem para cada comprimento e chegamos à conclusão que se não existisse uma unidade de medida comum  para toda a gente, seria muito difícil fazer medições exatas.
Foi uma atividade muito divertida...

15 de maio de 2013

Dia da Família

O Dia Internacional da Família é celebrado anualmente a 15 de maio. 
A data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU que proclamou o dia 15 de Maio como Dia Internacional da Família.


A celebração do dia Internacional da Família visa, entre outros objetivos, destacar:
  • A importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil;
  • Reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família;
  • Chamar a atenção da população para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para seus direitos e responsabilidades desta;
  • Sensibilizar e promover o conhecimento relacionado com as questões sociais, económicas e demográficas que afetam a família.
O primeiro Dia Internacional da Família foi celebrado em 1994.




14 de maio de 2013

O Segredo da Caixa...

Hoje fomos à biblioteca assistir a uma peça de teatro.
Para comemorar o Centenário da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, numa parceria entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, a Associação Cultural Fértil, foi convidada para realizar um espetáculo comemorativo da data, simultaneamente lúdico e didático.
O texto foi escrito por Neusa Fangueiro que também o interpretou, Rui Alves Leitão compôs a música e encenou a peça e, Rodrigo Viterbo também o interpretou.
O segredo da caixa fala-nos do desejo de um grupo amigos que, a determinada altura, decidem imortalizar testemunhos de pessoas que pensaram e escreveram por nós. 
São várias as personagens que vão sendo reveladas ao longo de uma história que está agora a celebrar cem anos.
A caixa é a biblioteca, a história é a da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e o segredo dos labirintos da biblioteca será desvendado ao longo do espetáculo através do seu guardião, a personagem central que conhece melhor do que ninguém a biblioteca e as suas histórias -o rato Hilário.
O espetáculo foi muito interessante, realçando a importância dos livros, que podem ser coloridos e ajudar a sonhar.

13 de maio de 2013

B-English!

Na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, em Famalicão, há um projeto de promoção do inglês para crianças entre os 6 e os 10 anos. Chama-se B(iblio)English e é dinamizado pela professora de inglês Sandra Mónica Ribeiro.
A verdade é que a teacher Mónica trabalha na nossa escola e hoje tivemos a oportunidade de ouvi-la contar histórias em inglês. 
A nossa professora bem nos avisou que iríamos gostar muito. Inicialmente ficamos assustados quando nos disse que a teacher Mónica contava as histórias em inglês! Em inglês?!!!! 
Mas depressa nos sossegou. E ficamos mais tranquilizados pois também nos disse que iríamos perceber tudo na perfeição.
E foi verdade!
A teacher Mónica leu-nos duas histórias: My Mum de Anthony Browne, e The Very Hungry Caterpillar de Eric Carle.
A primeira, contava mais ou menos assim:

"She's nice, my mum . . . My mum's a fantastic cook,and a brilliant juggler. She's a great painter,and the strongest woman in the world! She's really nice, my mum.
A warm, funny tribute to Mum (and to mums everywhere) by the brilliant author/illustrator Anthony Browne."

A segunda, "The Very Hungry Caterpillar" que já tínhamos ouvido muitas vezes em português, é uma história que gostamos sempre de ouvir ler, e repetir.

«This mini hardcover edition of Eric Carle's classic story begins one sunny Sunday, when the caterpillar was hatched out of a tiny egg. He was very hungry. On Monday, he ate through one apple; on Tuesday, he ate through three plums--and still he was hungry. Strikingly bold, colorful pictures and a simple text in large, clear type tell the story of a hungry little caterpillar's progress through an amazing variety and quantity of foods. Full at last, he made a cocoon around himself and went to sleep, to wake up a few weeks later wonderfully transformed into a butterfly!
Brilliantly innovative designer and artist Eric Carle has dramatized the story of one of Nature's commonest yet loveliest marvels, the metamorphosis of the butterfly, in a picture book to delight as well as instruct the very youngest reader or listener. Cleverly die-cut pages show what the caterpillar ate on successive days, graphically introducing sets of up to 10 objects and also the names of the days of the week in rotation, as well as telling the central story of the transformation of the caterpillar. The final, double-page picture of the butterfly is a joyous explosion of color, a vibrant affirmation of the wonder and beauty of Nature.»

8 de maio de 2013

É sempre bom saber mais!

A diferença entre inquietude motora e hiperatividade...


A inquietude motora designa uma actividade marcada, com uma quantidade excessiva de movimentos, sem ter uma implicação patológica. A Criança Irrequieta embora com grande atividade consegue alguns momentos de tranquilidade, consegue descansar, consegue parar quando as atividades lhe interessam.

João dos Santos refere mesmo que "...a irrequietude seria uma forma de reação contra a ansiedade, e surge, muitas vezes de um fundo de depressão".

Por outro lado, a Hiperatividade, é um quadro patológico, que se aplica a diversos tipos de comportamento mal organizado, onde domina uma combinação de inquietude e desatenção, inadequada para a idade, com grande intensidade e gravidade dos sintomas. Na Hiperatividade a criança dificilmente conseguirá ter (mesmo que pequenos) momentos de atenção e concentração, não para para brincar ou outras atividades, tem problemas graves no sono, e muita dificuldade em parar.

Apesar de existirem crianças "naturalmente agitadas", é importante estar alerta quando nos deparamos com uma inquietude motora "mais fora do normal",pois ela pode estar a transmitir-nos algo...a criança pode estar em sofrimento e, incapaz de o pensar, utiliza o comportamento como forma de descarga. Age em vez de pensar.
O sintoma psicomotor inicial seria um pedido de atenção ao seu sofrimento.

A instabilidade tem sempre a ver com uma espécie de fuga para a frente. sendo, de algum modo, a procura da “estabilidade” de uma idade anterior, “ e, portanto, uma tentativa de “cura” da ansiedade a que conduz a insegurança” (João dos Santos, 2002).

Por tudo o atrás descrito, alerto sempre para a importância de fazer um adequado diagnóstico diferencial entre Hiperatividade ou Irrequietude motora.

Muitas vezes crianças são rotuladas de hiperactivas e medicadas quando afinal o problema da criança não é a agitação...a agitação é apenas o sintoma de um problema que, ao rotular sem diagnóstico diferencial fica escondido, camuflado e...sem resposta eficaz! Mais grave ainda...Ao "tapar" esse sintoma com a medicação, estamos a anular o pedido de ajuda da criança, perpetuando o seu real problema :(

Fátima Poucochinho

7 de maio de 2013

Um beijinho...

....de parabéns, com saudade, para o meu pai!

Uma história por dia...não sabe o bem que lhe fazia!


O Simão Paiva, na semana que antecedeu o Dia da Mãe, trouxe este livro para a escola. 
Como trabalhamos bastante, nem sempre há tempo para fazer todas as atividades que os alunos propõem e acabamos por não acabar a leitura desta história. Então nessa semana, como queríamos fazer a prenda da mãe, como tivemos visitas e muito trabalho, andamos mesmo atarefados!
Mas acredito que acabaremos a leitura do livro mais cedo do que aquilo que pensamos.
No entanto, em casa, o Simão e a mãe resolveram fazer um trabalho sobre este livro para partilhar com os restantes elementos da turma. 
Quando mostrou aos colegas o trabalho que fez com a mãe, os olhos do Simão sorriam.Pareciam ainda maiores e mais azuis!
À medida que virava as páginas do seu trabalho de quatro folhas...o brilho do seu olhar era acompanhado pelo seu enorme sorriso. Um sorriso de orgulho, um sorriso de amor.
E eu a pensar que a minha mãe era a melhor mãe do mundo! Afinal parece que a mãe do Simão também pertence ao grupo das melhores mães do mundo!

 




5 de maio de 2013

Dia da Mãe



O Dia da Mãe é uma data comemorativa que em Portugal se celebra no primeiro Domingo do mês de Maio. O Dia da Mãe chegou a ser celebrado a 8 de Dezembro, mas passou a ser celebrado no 1º Domingo de Maio, em homenagem a Virgem Maria, mãe de Cristo. 
A data é uma homenagem a todas as mães e serve para reforçar e demonstrar o amor dos filhos pelas suas mães, e neste dia, os filhos costumam organizar e oferecer surpresas às suas mães, para lhes mostrarem o quanto gostam delas e para agradecer todo o empenho e dedicação destas ao longo dos anos.
Na sala de aula também fizemos questão de prepararmos uma prendinha para elas, pois bem merecem. Espero que todas tenham gostado.
Nós adoramos fazê-las...

3 de maio de 2013

Palestra sobre alimentação saudável...

Hoje recebemos visitas. 
Três técnicas da Eurest, empresa responsável pela alimentação da nossa cantina, vieram promover e sensibilizar os alunos para a prática de estilos de vida saudáveis.
Para motivar e sensibilizar os mais pequenos para os cuidados a ter com a alimentação as palestrantes para além da apresentação de um PowerPoint que serviu de base para uma sensibilização a bons hábitos alimentares, fizeram algumas atividades das quais resultaram quatro magníficos cartazes com a roda dos alimentos. 
Gostamos bastante!

1 de maio de 2013

E hoje é feriado porque...

É o... 




O Dia do Trabalhador é celebrado anualmente a 1 de Maio, sendo feriado em várias países da Europa. A sua origem remonta ao dia 1 de Maio de 1886, nos EUA, quando mais de 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, em manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada para oito horas de trabalho. 
Em consequência a polícia tentou dispersar a manifestação, ferindo e matando dezenas de operários. 
A 5 de Maio de 1886 os operários regressaram às ruas e registaram-se novamente feridos, com manifestantes a serem presos. A opinião pública repudiou a ação da polícia e do Governo, assim como das entidades patronais e em 1889 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de Maio como o Dia Internacional dos Trabalhadores.Já em 1890, os trabalhadores americanos conquistaram a jornada de trabalho de oito horas. 
Em Portugal, o 1º de Maio começou a ser festejado a partir de Maio de 1974, após a revolução do 25 de Abril.